Julia Fraia - Design de Superfície



Julia Fraia é designer de superfícies e cria lindas estampas exclusivas para serem usadas nos mais variados elementos de decoração.

Desenhar estampas, seja para estofados ou pequenas peças foi a solução encontrada para pôr em prática a vontade que tinha de criar algo que se integrasse ao cotidiano das pessoas.

Julia é formada em desenho industrial e também estudou design gráfico. Grande admiradora do trabalho da Marimekko, empresa finlandesa que aplica estampas atemporais em diversos produtos, começou a criar suas próprias estampas em 2008 e lançou oficialmente sua marca no final de 2009. Participou também da “ Bienal Brasileira de Design 2010” com a coleção Curto Circuito.

As estampas surgiram das fotos que coleciona com detalhes urbanos e de estética interessante, com o objetivo de levar essas formas do ambiente urbano para dentro de casa.

As estampas são aplicadas em tecidos impressos digitalmente, método que não exige quantidade mínima, o que possibilita a criação de produtos personalizados. Também trabalha com outras superfícies, como cerâmica e papel, além de desenvolver projetos de estamparia exclusivos para empresas.

As peças de Julia Fraia podem ser encomendadas diretamente por e-mail ou telefone, além de estarem a venda em algumas lojas de decoração e também na loja virtual belga Envelop que vende para o mundo inteiro - http://www.envelop.eu/shop/julia-fraia

A coleção Curto Circuito foi composta a partir das percepções pelas ruas de São Paulo e as estampas recebem nomes de ruas e viadutos da cidade.


“Trânsito, prédio, motoboy, teatro, sirene, helicóptero, criança, mendigo, garoa, praça, fumaça, multidão! Cores e formas em um curto circuito caótico e instigante.
Andei pelas ruas de São Paulo com o propósito de reconsiderar meu entorno. Com o olhar atento e a máquina fotográfica na mão, procurei belezas, muitas vezes escondidas pelo cotidiano. A partir dessas fotos foi criada a coleção de estampas Curto Circuito, impressa digitalmente, o que permite a personalização de cada produto,
desde o tipo de tecido até o tamanho e cor dos desenhos.”

A nova coleção Ora Pois foi inspirada na azulejaria portuguesa e seus desenhos marcantes e aconchegantes que fazem parte da nossa memória visual.



“Embora a azulejaria tenha origem mourisca e várias influências, até mesmo brasileira (foi aqui que o azulejo passou a ser usado como revestimento de fachada), em Portugal ele desenvolveu características próprias, e se tornou parte significativa da cultura do país. Apesar da superfície fria, seus desenhos trazem aconchego, talvez por lembrar da casa da vovó, de alguma maneira seus padrões fazem parte da nossa memória visual. E nessa coleção fui buscar uma maneira mais atual de transmitir esses ares de outros tempos.”

Serviços de personalização:
a estampa | criação de estampas exclusivas | adaptação da cor e tamanho de estampas do catálogo
a superfície | tecido | cerâmica | papel | laminado | azulejo | adesivo, etc
o produto | tecido a metro | almofadas diferenciadas | jogo americano | papel de parede, etc

JULIA FRAIA – design de superfície
(11) 8420.2650

Comentários