segunda-feira, 14 de maio de 2012

TITO MARTINO JAZZ BAND

TITO MARTINO JAZZ BAND é um verdadeiro fenômeno musical, pois em meio a um oceano de conjuntos, músicas e ritmos descartáveis, se mantém fiel há quase 50 anos ao JAZZ DE RAIZ, assim como foi tocado por Louis Armstrong, Benny Goodman e Duke Ellington.  

TITO MARTINO JAZZ BAND  - Tito Martino clarinete e saxofones, Ari Giorgi no piano,  Billy Ponzio na bateria, Zeca Araújo no contrabaixo e Cid Junior no banjo e na jazz-guitar e convidados.

O Tito Martino Jazz Band inspira-se diretamente nas fontes e raízes do Jazz Original, Autêntico, Primordial, Tradicional, nascido em New Orleans da fusão de várias culturas musicais europeias, africanas e americanas em um momento especial da história. Os arranjos são originais e os solos verdadeiramente improvisados. Os artistas, de tão entrosados, parecem conversar entre si, como num diálogo musical. "O jazz é um tesouro cultural que proporciona emoção, espanto, alegria... é Música em sua plenitude... é uma arte que lava a alma, queremos partilhar com você esse tesouro", descreve Martino.

Tito Martino tocou profissionalmente nos Estados Unidos e em seis países europeus, onde residiu por dez anos, até 1993. Nessa trajetória, gravou oito LPs e quatro CDs que ilustram o resultado de suas conversas com Louis Armstrong e Duke Ellington e a sua participação em memoráveis Jam-Sessions com Oscar Peterson, Teddy Wilson, Cat Anderson, figuras mitológicas do jazz. Martino produziu e apresentou programas de Jazz na TV e Rádio Cultura, além de criar e liderar durante 20 anos o extinto Traditional Jazz Band (o original).

Comemorou os 40 anos de sua carreira jazzística produzindo um aplaudidíssimo concerto no Teatro Municipal de São Paulo e idealizou o Armstrong Memorial Concert, no Memorial da América Latina. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica, criou sua primeira Banda ainda na Faculdade. As atuações do TITO MARTINO JAZZ BAND costumam ser aplaudidas calorosamente por um público de todas as idades e de todos os quadrantes; este evidente sucesso reflete a força e originalidade de seus componentes.

Existe hoje, liderado pelo pistonista de Jazz norte-americano Winton Marsalis no Lincoln Center de Nova York, um grande movimento mundial nos meios culturais em torno do Jazz Tradicional, o estilo primordial que deu origem a todos os estilos de Jazz, antigos e contemporâneos, e influenciou diretamente a criação do charleston, do be-bop e do rock-and-roll.

O TITO MARTINO JAZZ BAND é um fiel representante desse movimento mundial, e é, sem nenhuma dúvida, o modelo de muitas outras Bandas de Jazz Tradicional no Brasil.

O Repertório do conjunto

Certamente não tocam jazz-funk, jazz-rock, jazz-fusion ou jazz-descartável! A maior parte do repertório é inspirada nas raízes do JAZZ TRADICIONAL - Blues, Ragtimes, Marchas, Valsas, Hinos, Spirituals, Canções Folclóricas inglesas, francesas, espanholas, tudo temperado com o incomparável "swing" proveniente dos tambores africanos.

Tocam também algumas composições próprias, mas qualquer que seja o tema, é Jazz autêntico, portanto todos os solos são verdadeiramente improvisados segundo a inspiração do momento: uma alegria espontânea transborda das interpretações e contagia o público. 


Você vai ouvir por exemplo improvisações sobre Summertime, When the Saints go Marchin'in, Saint Louis Blues, Hello Dolly, mais os sucessos de Duke Ellington, Louis Armstrong, Benny Goodman, George Gershwin, Nat "King" Cole, ou George Lewis (o clarinetista de New Orleans, ídolo do Woody Allen), além de algumas composições de Tito, tudo interpretado de um modo original e criativo... que é como tocam sempre... Uma celebração da Vida e da Alegria nos sons quentes e no ritmo sincopado do Jazz!


apresentações de TITO MARTINO JAZZ BAND

JAZZ AO MEIO DIA todas as terças-feiras no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional
ENTRADA FRANCA de 12:30 horas até 13:30 horas

Patrocínio ENGEVIX Engenharia S/A


No MADELEINE dias 24 e 31 de maio 2012 - com  Ari Giorgi no piano,  Billy Ponzio na bateria,  Tito Martino clarinete e saxofones, André Busic trompete, Zeca Araújo no contrabaixo e Cid Junior no banjo e na jazz-guitar.

No JAZZ NOS FUNDOS dia 26 de maio de 2012.



Tito Martino Jazz Band

Divulgação:

FIC Assessoria de Imprensa – Beth Fugas

(11) 9359.1768 - bethfugas@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário