Entrevista com Ana Cristina Kolb - Alô Artista

Entrevista com Ana Cristina Kolb
Realizadora da participação do Brasil no Montreux Art Gallery 2012     











Ana Cristina Kolb, fundadora e CEO da empresa CEW Marketing Services, localizada em Montreux, Suiça, foi patrocinadora e realizadora da participação do BRASIL como CONVIDADO DE HONRA, no Montreux Art Gallery 2012.

O Montreux Galeria de Arte (MAG) é o local de encontro mais importante e único para os artistas e galerias na Suíça Francesa. Dedicada à arte contemporânea em todas as suas formas, a Galeria de Arte Montreux foi, de 07 a 11 de novembro de 2012, o ponto de encontro de cinquenta galerias de arte, nacionais e internacionais (Itália, Coreia, China, França, Bélgica, Tunísia, Alemanha, etc.), apresentando as obras de centenas de artistas que mostram as tendências atuais, mas também todas as formas de expressão, na 8ª edição do Montreux Art Gallery (MAG), com o Brasil como convidado de Honra.

Fotos e vídeos do evento que foi um sucesso total estão na página do facebook (em português)


Beth Fugas - Como surgiu a oportunidade do Brasil ser pais convidado de honra em um evento tão prestigioso e seletivo como o Montreux Art Gallery?
Ana Cristina Kolb -  Como empresaria na região de Montreux, a CEW Marketing Services faz parte de varias organizações locais onde os políticos, órgãos executivos e empresários locais, se encontram pra discutir formas de cooperação para o desenvolvimento econômico e empresarial da região. Dai, a discussão, que já acontecia ha anos, se A CEW não gostaria de trazer o Brasil como convidado de honra pra o Montreux Art Gallery. Nos últimos 3 anos, eu tive que recusar, estava muito ocupada com outros projetos ja iniciados e como temos aqui uma estrutura muito enxuta como empresa, não foi possível, mas durante a feira MAG 2011, resolvi focar neste projeto para 2012, e voila, a criança veio ao mundo! LOL

BF - Qual a sua motivação de patrocinar e realizar este evento?
ACK - Desde que abri a CEW Marketing Services, sempre tive em mente, que além do primeiro objetivo da empresa, de ajudar PME’s a crescerem, seja por diversificação, entrada em novos mercados, parcerias, reformulação de estratégia de marketing, eu também queria utilizar nossa plataforma, para agir como uma embaixatriz empresarial e cultural do Brasil na Europa. Em 2007 e 2008, resolvi começar a distribuir moveis design e objetos de decoração de media e alta qualidade brasileiros para a Europa, e dai pra me apaixonar e resolver começar a incluir obras plásticas no nosso portfólio, veio quase como uma consequência de forma muito orgânica….. LOL

BF - Da onde veio a inspiração do Conceito para conteúdo da participação do Brasil no MAG?
ACK - Se penso no Brasil, sempre penso na nossa diversidade, como Mineira, até meus 18 anos, falava de Minas como se fosse “Brasil” (rs), até eu vir aos meus 22 anos pra Europa e começar a conhecer outros Brasis, pois encontrei brasileiros de todas as regiões e comecei também a viajar e a trabalhar através dos meus projetos com a CEW em diversas regiões no Brasil. Inicialmente pensei em me basear nas 5 regiões geográficas do Brasil, até que durante a minha visita em Fevereiro de 2012 ao Brasil, me encontrei com um amigo, que se tornou parceiro neste projeto, o Sr. Antônio Miguel Bandeira, que me apresentou o trabalho de Darcy Ribeiro, “O Povo Brasileiro” e ai resolvi, que era o toque final que faltava,  uma oportunidade de homenagear e relembrar nosso grande antropólogo DARCY RIBEIRO, e apresentar a diversidade, autenticidade e qualidade dos artistas plásticos brasileiros.

BF - Como foi o processo de seleção dos artistas participantes?
ACK Como empresaria, principalmente em um projeto de tanta responsabilidade, e de punho oficial,  representando o Brasil com o apoio do Consul do Brasil, Sr. Ernesto Rubarth, em Genebra. Sendo a única patrocinadora do evento, e levando-se em conta a minha experiência e conhecimento dos desafios logísticos e burocráticos no Brasil, e nossa cultura de negócios, fiz uma pre-seleção através de um blog que criei, de artistas brasileiros que vivem na Europa e que potencialmente gostariam de participar do evento, depois através de alguns relacionamentos empresariais que tenho no Brasil, me foram sugeridos nomes de grandes artistas brasileiros, tais como Bel Borba, e que devido a confiabilidade, valores, experiência e objetivos em comum, eu poderia contar com seu apoio, juntos poderíamos superar os desafios. Após estes contatos, distribui os portfólios ao um grupo de pessoas que são especialistas em artes plásticas: Europeus e Brasileiros que moram na Europa, a começar pelo meu marido Markus Kolb, alemão que estudou belas artes desde sua adolescência, professores de escolas de arte na Suíça, arquitetos, colecionadores, galeristas e finalmente ao presidente do MAG, Sr. Jean François Gailloud e Sra. Marie-Hélène Heusghem, diretora de marketing, que conhecem bem o publico da Feira. Através deste processo foi definida a lista final dos artistas participantes.

BF - Quais foram os principais desafios enfrentados para a realização deste evento?
ACK - Certamente aspectos culturais na área operacional de projeto, com alguns artistas que não estão habituados a trabalhar virtualmente, ou trabalhar internacionalmente, manter prazos, as vezes não tem boa infraestrutura pra trabalhar online e a compreensão ou expectativa da função deles durante uma feira internacional do tipo MAG, como artistas representando o Brasil, como convidado de honra. Mas com certeza, o maior desafio foi a logística, onde falta naturalmente muita infraestrutura e competência no Brasil e a burocracia pesada e lenta, que devido a algumas deadlines, quase colocaram em risco o sucesso do projeto.

BF - Como foi a reação do publico?
ACK - Interessantissima, e super positiva, pois os países europeus, quanto mais  situados ao norte da Europa, mais racionais, técnicos e planejados são. A Suíça em especial é o pais da perfeição, do planejamento e da segurança, então o encontro com a emoção, a espontaneidade, a alegria do brasileiro, foram vistas como uma brisa refrescante, um balsamo, recebi tantos comprimentos por parte dos políticos locais, dos patrocinadores do evento MAG, de galeristas, da Direção geral do MAG, da mídia e de artistas europeus, Americanos, asiáticos, russos presentes na feira, que todo o esforço e os desafios enfrentados foram quase que temporalmente esquecidos. LOL

BF - Você pretende dar continuidade a este projeto a médio e longo prazo? Como?
ACK - Com a experiência colhida, quero continuar a representar alguns artistas participantes promovendo cada vez mais e inclusive em outros países da Europa, a participação deles em eventos e a promoção de seus trabalhos. Para o MAG 2013, teremos outro país como convidado de honra, mas pretendo ter um espaço no MAG entre os galeristas para representar o Brasil. Temos também uma loja virtual que facilita a comercialização do ponto de vista logístico assim como apresentação das obras através de uma galeria virtual, pois o consumidor aqui não é um comprador espontâneo ou emotivo como no Brasil, ele olha, vai pra casa, pensa, e repensa, analise de diferentes perspectivas, faz mil perguntas pra se assegurar que é um bom negocio e depois decide entrar em contato pra comprar.  Iremos promover também pequenas exposições, eventos ao longo do ano de 2013. Talvez em outras regiões da Suíça e outros países Europeus.

BF - Sua ultima mensagem?
ACK - Queria agradecer primeiramente o apoio, a confiança, a atenção e presença do nosso Cônsul Ernesto Rubarth, sem o qual não poderíamos nunca ter o caráter oficial de participação como Brasil, convidado de honra.  À direção do “Montreux Art Gallery” que nos prestigiou com seu convite, em uma posição tão prestigiosa, agradeço em nome do Brasil, como realizadora deste evento, pela oportunidade. Logo em seguida o meu sinceros agradecimento ao Ricardo Lima da, www.bess.com.br,www.beans.com.br e da ecotoy.art.br e ao Sr, Antônio Miguel Bandeira. Meus sinceros agradecimentos aos parceiros de logística, a Mídia brasileira que esta nos prestigiando reportando esta participação tão especial do Brasil na Suíça, aos artistas participantes que nos iluminaram com seu talento e a minha equipe local de promotoras no evento, que foram minha rede de segurança durante todo o MAG. Um especial agradecimento a 2 mídias brasileiras na Suíça, a Radio MAMATERRA, Delgrace Aeppli, que acompanhou, fotografou, fez vídeo e nos apoiou durante toda a feira e a “BRAZIL FLASH TV”, Alberto Cabral e sua equipe, que vieram de Zürich nos prestigiar e entrevistar. A todos os outros empresários e associações da comunidade brasileira na Suíça, que não citei aqui, senão seria uma lista infindável, agradeço a todos vocês de coração pelo apoio e presença.

Próximos eventos: Faremos uma exposição de Moveis apresentando Designers brasileiros, workshops e vendas durante 2013, e temos mais outros 2 projetos em processo de construção, que anunciaremos em breve, dando continuidade a nossa atuação como empresa embaixatriz do melhor do Brasil,  na Suíça e na Europa.


Contato
Ana Cristina Kolb

CEW Marketing Services 
1820 Montreux - Switzerland
Tel: + 41 21 963 1860
www.cewmarketing.com 


Entrevista realizada por Beth Fugas
FIC Assessoria de Imprensa
(11) 99359.1768 - bethfugas@uol.com.br
Blog da FIC
Facebook 

******************************************

www.aloartista.com
"O melhor ponto de encontro de artistas da Internet"

Comentários