quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Matéria sobre o trabalho da artista plástica capixaba Ilária Rato Zanandréa, publicada na revista internacional Arte & Estilo.



Natural do ES, Ilária Rato Zanandréa cursou pintura e gravura na Escola de Belas Artes na UFES. No apogeu de sua maturidade artística, Ilária segue trajetória internacional e em seu extenso curriculum constam inúmeras exposições individuais, coletivas e diversas premiações.

"Ilária Rato Zanandréa é aquele tipo de artista que segue padrões, para depois desestruturá-los... É preciso formação e informação para se chegar ao abstracionismo, numa estética que não seja apenas uma lama de tinta sobre tela... São muitos que repetem fórmulas desenvolvidas há um século por falta de formação. Este não é o caso de Ilária. Após terminar o curso superior de Belas Artes, foi aperfeiçoar-se em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Recebeu em 2011 e 2012 consecutivamente a Grande Medalha de Ouro da Associação de Ciência, Arte e Letras, em Paris, França. Medalha de Ouro, Cores do Brasil III, Budapeste, Hungria 2014.   A abstração é uma desconstrução do formal e Ilária domina a técnica como se orquestrasse uma sinfonia clássica.  Seja na forma de linhas  ou de sobreposições, ela pesquisa os abstratos nas suas mais diferentes vertentes."  Escrito pelo crítico de arte Yale Renan, em matéria publicada na Revista Arte & Estilo / 2015.

ILÁRIA RATO ZANANDRÉA
(27) 3324.0125

Nenhum comentário:

Postar um comentário