A artista plástica capixaba ILÁRIA RATO ZANANDRÉA




Ilária Rato Zanandréa,  artista plástica capixaba e designer de jóias, já expôs suas obras em cerca de 20 países, conquistando espaço e reconhecimento ao longo dos anos de trabalho no Mercado de Artes. 
Recebeu em 2011 e 2012 consecutivamente a Grande Medalha de Ouro da Associação de Ciência, Arte e Letras, em Paris, França. Medalha de Ouro, Cores do Brasil III, Budapeste, Hungria 2014.

Participou de várias exposições no Museu do Louvre, em Paris, onde está novamente com suas obras expostas desde 23 de outubro. 
E recentemente participou também de uma exposição coletiva no Spectrum Miami.

Neta de José Rato, escultor português, afilhado do também escultor José Rato, de quem herdou o nome. O avô era sensível, amigo e o grande incentivador da artista, que descobriu a pintura já no curso primário.

Anos depois se formou pela Escola de Belas Artes, participou de muitas exposições durante o curso e ingressou no magistério superior aos 22 anos, se dedicando inicialmente à gravura e depois à pintura.

Em 1972 foi escolhida a primeira entre 2800 candidatos a uma bolsa de estudos na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde seu trabalho foi focado no desenvolvimento de textura.

Mais tarde esta pesquisa de textura prosseguiu e trouxe um resultado no qual a tinta e seu próprio relevo dão recursos de planos, transparência, luz e perspectiva.

Paralelamente ao seu belíssimo trabalho, Ilária Rato Zanandréa há anos se dedica também ao desenho de jóias exclusivas.

Divulgação FIC Assessoria de Imprensa

Comentários